Muitas vezes, nossas emoções são complexas e não conseguimos compreendê-las. Ocorre que, no mesmo dia, podemos sentir uma felicidade tão grande por algo que conseguimos realizar ou presenciar, como assistir um show, mas no mesmo dia, em outro momento, somos tomados pela ansiedade de quer organizar uma mala para uma viagem. E aqui entramos em um território emocional mais sombrio. Embora, as pesquisas sobre as emoções “básicas” individuais são robustas, as experiências emocionais mais complexas são negligenciadas. Mas estudos recentes revelaram alguns papéis surpreendentes e especiais para emoções confusas em nossas vidas.
O que é que nós sentimos?
Um estudo impressionante foi publicado em 2017 na Emotion Review, os participantes usaram um bipe que tocava em momentos aleatórios. Sempre que disparava, eles anotavam o que o estavam sentindo naquele presente momento. A descoberta foi que na maioria das vezes, os participantes não estavam sentindo alguma coisa em particular. Quando isso acontecia, geralmente era um único sentimento - como felicidade ou ansiedade. Mas às vezes eles relataram ter experimentado vários sentimentos distintos simultaneamente, o que poderia envolver uma emoção negativa mais uma positiva. Às vezes, eles também relataram sentimentos “mistos” do tipo positivo e negativo - um “tipo de felicidade triste”, por exemplo. Isso foi chamado de pungência. Mas novos estudos estão revelando outras combinações de emoções.
“O curioso caso da admiração da ameaça”
Em outro estudo sobre as emoções na Universidade Oxford, um caso foi avaliado: “O curioso caso da admiração da ameaça”, pois embora há uma ameaça presente, a curiosidade e a admiração nos aproxima de eventos com essa natureza, como por exemplo, acidentes automobilísticos, tempestades. Ou seja, sentimos atraídos e admiramos algo ameaçador. Na Psicologia, a admiração e o medo são bem definidos, tanto em termos de como se sentem quanto dos tipos de pensamentos e comportamentos associados a eles.
Os pesquisadores descobriram que a ameaça-temor tem alguns aspectos relacionados ao medo e alguns aspectos relacionados ao temor, e um perfil geral de sentimento e comportamento que o diferencia de qualquer um deles. Assim, por exemplo, as pessoas que vivenciam a ameaça-temor estavam, como as pessoas que sentem medo, menos dispostas a correr riscos do que aquelas que sentiam admiração ameaça, mas a admiração ameaça era significativamente mais agradável do que o medo.
Quando os participantes foram simplesmente solicitados a indicar em uma referência como era a sensação de admiração ameaçam era a sensação de medo, eles relataram tanto negativo quanto sentimentos positivos. “Até onde sabemos, esta é a primeira pesquisa a demonstrar empiricamente que a ameaça e o temor devem ser considerados como uma emoção mista, em vez de uma variante negativa do temor”, conclui a equipe. Eles também especulam sobre a função da ameaça-temor. Talvez, eles escrevem, nos ajude a ver “beleza na adversidade”, o que pode construir resiliência diante de situações estressantes ou mesmo traumáticas.
Emoções misturadas e significado na vida
O bem-estar hedonista chamado de felicidade - envolve sentir muitas emoções positivas, como alegria e empolgação. Mas alguns estudos sugerem que a mistura de emoções positivas e negativas contribui para o bem-estar psicológico. No entanto, eles aumentam não a felicidade, mas a eudaimonia - o sentimento importante de que a vida de uma pessoa tem sentido.
A equipe realizou dois estudos para explorar isso. Um entrevistado participantes que relembraram um recente desafio aos seus objetivos ou valores de vida. Na outra, os alunos assistiram a um vídeo sobre a formatura da universidade, que enfocou a pungência desse evento. Em ambos os estudos, os participantes que relataram sentir emoções mistas mais fortes também avaliaram suas vidas como mais significativas. Este trabalho sugere que emoções mistas não apenas ajudam as pessoas a lidar com o estresse, mas têm impactos mais amplos no bem-estar.
Emoções misturadas tornam o pensamento mais inteligente
Um trabalho multidimensional com quatro estudos com 1.419 pessoas em Cingapura e nos EUA durante março e abril de 2020, um período de pico de infecções e mortes por Covid-19. Eles relataram que as emoções misturadas mais frequentes - mas não os níveis de emoções positivas ou negativas - estavam associadas a um maior bem-estar eudaimônico e também a comportamentos de prevenção de infecção relatados, como usar desinfetante para as mãos com frequência e evitar compartilhar alimentos.
Essas descobertas estão de acordo com alguns outros estudos recentes, sugerindo que emoções mistas tornam mais fácil para nós integrar informações de várias perspectivas, apoiando pensamentos mais complexos e bem-estar.
Portanto, da próxima vez que sentir emoções conflitantes, não se preocupe – o que esses estudos revelaram que as emoções complexas como sentir feliz-triste ajudam a desenvolver nossa resiliência, assim como, estar preparado para situações de dualidade na vida. Sentir preparado para vida, é sentir o bem-estar psicológico.