Mindfulness como a “consciência da experiência no momento presente com aceitação”. Em outras palavras, quando estamos conscientes experimentamos o mundo diretamente, não apenas através das lentes do pensamento.
Pensamentos são representações – símbolos que representam a realidade, não a realidade em si. Você não pode cheirar, provar ou comer a palavra maçã. Quando nos situamos abaixo do nível do pensamento e fazemos contato direto com a experiência, somos capazes de entrar em contato com a natureza dinâmica da realidade. Podemos abandonar a ideia de como achamos que a realidade “deve” ser e nos abrirmos para o que ela é. Isso significa que, quando estamos sofrendo, podemos deixar de lado o enredo do que está acontecendo e simplesmente “estar” com ele e com nós mesmos, com coragem e presença.
Em muitos aspectos, Mindfulness é uma habilidade simples porque apenas requer observar o que está acontecendo enquanto está acontecendo, usando todos os cinco sentidos. Por exemplo, reserve um momento para tentar focar no que entra pela porta de cada um dos seus sentidos, um por um.
◊ Audição – Feche os olhos e reserve um momento para ouvir os sons do ambiente. Deixe que os sons cheguem até você. Observe o que ouve, um som após o outro, com um assentimento interno de reconhecimento. Não há necessidade de nomear o que você ouve.
◊ Visão – Abra os olhos e permita que eles tenham uma visão de grande amplitude. Mais uma vez, observe o que você vê, uma impressão visual após a outra.
◊ Tato – Feche os olhos novamente e observe a sensação do tato onde seu corpo encontra a cadeira ou seus pés tocam o chão.
◊ Olfato – Erga a mão e toque seu nariz e observe os aromas que se originam da sua pele.
◊ Paladar – Observe se há algum gosto na sua boca neste momento, talvez remanescente da última coisa que você comeu ou bebeu.
Falando de modo geral, estamos programados para a sobrevivência, não para a felicidade.
Embora seja fácil estar consciente por um momento ou dois, é difícil manter esse estado mental, porque isso vai contra outras tendências naturais do cérebro. Neurocientistas identificaram uma rede interconectada de regiões cerebrais que está ativa quando a mente está em repouso e inativa quando a mente está engajada em uma tarefa – a rede em modo padrão. A rede em modo padrão inclui estruturas localizadas à direita abaixo da linha média do cérebro, da frente para trás. Essas partes se tornam altamente ativas quando nada em particular está capturando sua atenção, portanto a mente vagueia.